Atualizado em 22/5/2023
Dia 5/jan/2023 - Chegada em Florença
Dia 6/jan/2023 - Chegada em Livorno (1h 15min de Florença)
Livorno foi fundada em 1591 pelo Grand Duke Ferdinand I de Médici para ser um porto que atendesse aos seus interesses financeiros.
Tem hoje uma população de 157.000 habitantes, extende-se por uma área de 104.5 km2 e seu patrono é Santa Giulia (22 de Maio)
14/jan/2023 - Terraza Mascagni
No trem entre o aeroporto de Florença e o centro da cidade, conheci uma brasileira que está tentando cidadania, e por ironia, também ia para Livorno.
Ficamos amigos e no final de semana ela me convidou para ir neste lugar onde tradicionamente as pessoas vão para assistir o por do sol.
Depois fomos patinar no gelo. Ela me filmou mas não as mihas milhões de quedas. Minha auto-estima impede que eu o coloque aqui.
Ida a Pisa - 18 min de trem de Livorno
Passeando pelo comércio de Livorno
Centro de Livorno
5/fev/2023 - Passeio em Ardenza Mare
Meu apartamento até fim de Março
Sem querer dar uma de filósofo, esta viagem tem sido importante para mim por várias razões. Uma delas é que aprendi que meu mundo hoje cabe em duas malas e uma mochila. É tudo que tenho e estou feliz.
Minha Ida para Lyon neste Carnaval
Aventura em Milão
Ida a Vienne - 25 km ao sul de Lyon com heranças romanas fortes
Ida a Beaujolais - 35 km ao norte de Lyon
Numa das noites que ficamos em casa, Leticia decidiu fazer um jantar bem típico. Não vou descrevê-lo porque acredito que a imagem vale mais do que palavras. Foi uma viagem ao mundo dos sabores que foi obviamente acompanhado de um bom vinho francês.
De volta a Lyon
Musée des Confluences - História Natural
Passeando por Vieux Lyon
Chez Leticia
Sábado, 11/03/2023 - Castiglioncello
Coisas Curiosas
O vídeo ao lado foi de domingo último em frente a Catedral. Tratava-se da comemoração do aniversário de Livorno
Terrenia - 22/3/23 Minha residência até Junho
Mudei-me para um apartamento que pertence a Greta, irmã do Andrea, meu ex-lanlord (viva as amizades). Fica entre Tirrenia e Calambrone, a 20 min de ônibus de Livorno e é município de Pisa. Sem nenhum exagero, é o maior charme. Fico aqui até o final de maio, porque então começa a alta estação e os preços vão a lua.
O vídeo ao lado é de uma praia pública que fica milimetricamente em frente a casa que moro. Confissão: não caí na água pois vocês não tem ideia como estava gelada!!! BRRRRRR!!!Mas de hoje ao final de junho, a água deve esquentar. Lo spero!!!
Existe um restaurante tido como bom a 200m daqui. Numa dessas sexta a noite, eu me dei ao direito de ir lá, na companhia de mim mesmo. Pedi um risotto nero acompanhado de um chianti que cabia no meu bolso. Excelente!! I Giocatori di Carte. Para variar, uma panna cotta com frutas vermelhas de sobremesa.
Para aqueles que viram a versão de maio informo ter havido um crash no servidor e tudo foi perdido deste ponto em diante. O que se segue é uma nova versão do que me lembro de ter aqui colocado. Viva a computação!!!
Biassa, La Spezia - 22/maio/2023 - Meu Novo Lar
Um Pouco de História
Fração do município de La Spezia , Biassa é uma vila de origem muito antiga de cerca de 650 habitantes, localizada a 323 metros acima do nível do mar. O nome da família Biassa , que aqui teve origem, deriva do nome da vila.
A história de Biassa está intimamente ligada à de Tramonti , uma terra na serra sobranceira ao mar, caracterizada por muros de pedra seca e pequenas quintas plantadas com vinhas.
Uma das famílias mais antigas de Biassa é a família Natale , conhecida por família Romano , que sempre cultivou bens fundiários próprios, maioritariamente situados na localidade de Tramonti, dos quais, no entanto, não há indícios anteriores a 1563 devido à destruição do arquivo paroquial.
Biassa se localiza no estado da Liguria, onde o “pesto” foi inventado
Como cheguei aqui?
Estava tendo monstruosas dificuldades de alugar um apartamento por conta da minha situação como estrangeiro não estar resolvida. Greta, cunhada de Sania, minha landlady em Tirrenia, percebeu meu problema e me ofereceu para morar da casa da avó dela (falecida há alguns anos). Aceitei na hora porque não aguentava mais a busca por casa. Não me arrependi e hoje estou muito feliz morando nesta casa.
Sabem de uma coisa? Acho que existem alguns anjos disfarçados que nos ajudam aqui na terra. Greta e o marido Marco, além da Sania e seu marido Andrea me ajudaram tanto que eu não sei explicar como tive tanta sorte!